Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2022, 15h37 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2024, 10h14 | Acessos: 778

Em 1986, um grupo de professores do Departamento de Ciências Agrárias do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) elaborou o projeto intitulado " Proposição para Produção de Gêneros Alimentícios para o Abastecimento do Restaurante Universitário" tendo como um dos subprojetos o segmento Avicultura coordenado pelo Prof. Frank George Guimarães Cruz. O aporte financeiro para sua construção foi através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação- FNDE do Ministério da Educação e do apoio do Magnífico Reitor Prof. Roberto dos Santos Vieira (in memorium), que não mediu esforços para viabilizar a execução desse projeto.

A determinação do local para a implantação do projeto ocorreu em agosto de 1986 e em setembro de 1986 iniciou-se à limpeza do terreno com a retirada da vegetação e a terraplanagem, com a construção do prédio administrativo, incubatório e galpões snedo iniciada em outubro de 1986. Em outubro do ano seguinte ocorreu o término das obras, com os galpões recebendo seu primeiro lote de frangos de corte em novembro de 1987.

A inauguração oficial do Setor de Avicultura da Universidade Federal do Amazonas ocorreu em 03 de junho de 1988 em solenidade que contou com a presença do Magnífico Reitor Prof. Roberto dos Santos Vieira (in memorium) e do diretor do Instituto de Ciências Biológicas Prof. José Odair Pereira. A partir daí, o Setor iniciou de forma integral a utilização de suas instalações para a realização de trabalhos de pesquisa, pois, anteriormente, as pesquisas eram realizadas em diversos pontos distribuídos pela cidade de Manaus, todos sob orientação do Prof. Frank Cruz.

No ano de 1990, o Prof. Frank Cruz juntamente com a equipe do Setor iniciou um trabalho de seleção e melhoramento genético visando a obtenção de linhagens de aves preparadas para a criação no sistema caipira na região Amazônica, obtendo no ano de 1991 as linhagens nominalmente batizadas de FC Cabocla I e FC Cabocla II, sendo a primeira destinada para carne (corte) e a segunda destinada para a produção de ovos. As aves, porém, apenas foram disponibilizadas no mercado local a partir de 1994.

O Setor de Avicultura desde sua fundação sempre forneceu apoio institucional para os alunos do curso de Agronomia, sendo responsável por fornecer suporte acadêmico nas disciplinas de Nutrição Animal e Produção de Monogástricos (segmento - avicultura), além de estágios e estrutura física e didática para o desenvolvimento de trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso, sendo também responsável por contribuir com a formação de diversos profissionais, alguns inclusive hoje professores da própria instituição. Em 1992, o Setor recebeu seus primeiros discentes bolsistas de Iniciação Científica, sendo eles os acadêmicos do curso de agronomia José Roberto Cesário Campos e Paulo César Machado Andrade, com o segundo futuramente se tornando professor da UFAM.




Além de pesquisas a nível de campo dentro de sua estrutura própria, o Setor de Avicultura desde 1994 utiliza as linhagens avícolas desenvolvidas em suas dependências para ações e projetos de extensão no interior do Amazonas em parceria com órgãos públicos municipais e estaduais. Inclusive, em 1999 iniciou-se uma série de trabalhos de extensão de maior alcance no intuito de desenvolver a produção avícola em municípios estratégicos do Estado, sendo o primeiro destes projetos intitulado "Galinha Caipira" realizado no município de Coari/AM.


No ano de 2001, o Prof. Frank Cruz novamente iniciou um trabalho de melhoramento genético das aves, obtendo assim a linhagem FC Cabocla III. A mais recente dentre todas as linhagens desenvolvidas no Setor, essa ave de coloração branca e com aptidão para carne (corte), foi disponibilizada no mercado a partir do ano de 2004. A partir do ano de 2003, o Setor de Avicultura passou a contar também com a presença de acadêmicos do recém criado curso de Zootecnia em suas atividades. Os primeiros acadêmicos do curso de Zootecnia a serem discentes bolsistas de iniciação científica do Setor foram Ewerton Oliveira das Chagas e Leandro de Carvalho Maquiné. E os primeiros acadêmicos do curso de Zootecnia a realizarem seus trabalhos de conclusão de curso nas instalações do Setor foram Paulo Gil de Jesus Matos, Stanrlley Travessa Carioca e Saymon Cunha de Oliveira.



Desde 2005 o Setor conta com sua própria plataforma online sob o endereço: www.avimazon.ufam.edu.br, onde divulga seu trabalho para o grande público, disponibilizando diversas informações e imagens relacionadas ao Setor e seus trabalhos de pesquisa e extensão. Além disso, anualmente desde 2006 a equipe do Setor de Avicultura realiza um evento anual denominado Encontro de Avicultura, onde reúne técnicos, estudantes, profissionais da área e produtores para divulgar informações acerca da Avicultura no Brasil e no Mundo visando atualizar seus conhecimentos, contando sempre com palestrantes capacitados tanto do Estado quanto de outras regiões do país.

Em 2015 houve a reestruturação das linhas de pesquisa do Setor de Avicultura da UFAM; a inauguração do Laboratório de Tecnologia Avícola, com suas instalações localizadas dentro da Central de Incubação do Setor; a comemoração pela realização da 10ª Edição do Encontro de Avicultura; e o lançamento da primeira edição da Revista Científica de Avicultura e Suinocultura, sendo esta editada e coordenada pela Equipe do próprio Setor. Desde o ano de 2016 o Setor também passou a contar ativamente com alunos de Pós-Graduação em sua equipe com o advento da criação do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCAN) e seu curso de mestrado e o ingresso de acadêmicos no curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE. Em 2021 houve uma restruturação da Pós-Graduação e o PPGCAN fundiu-se ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos (CIPET) e deu origem ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e Recursos Pesqueiros (PPGCARP) à nível de mestrado e doutorado que também conta com discentes pertencentes a equipe do Setor até os dias de hoje.



Em 2020, após 39 anos de serviços prestados a UFAM e 32 anos à frente da coordenação do Setor de Avicultura, o Prof. Frank Cruz aposenta-se e passa a coordenação geral do Setor para o TAE Francisco Alberto de Lima Chaves (que está na equipe do Setor desde a sua fundação), com a coordenação das acadêmica atividades acadêmicas ficando a cargo do Prof. Marco Antonio de Freitas Mendonça (docente do Departamento de Engenharia Agrícola e Solos da Faculdade de Ciências Agrárias, ex-prefeito do campus Universitário da UFAM em Manaus, ex-diretor da Fazenda Experimental da UFAM e ex-diretor da FCA).
Em 2022, uma nova reconfiguração na equipe do Setor de Avicultura ocorre com a chegada do Prof. Joel Lima da Silva Junior (docente do Departamento de Produção Animal e Vegetal da Faculdade de Ciências Agrárias) para assumir a coordenação geral do Setor e suas atividades, com o TAE Francisco Chaves ficando responsável pela Coordenação das atividades administrativas e o Prof. Marco Antônio estando a frente da Coordenação das atividades acadêmicas. Essa nova coordenação do Setor supera o período da pandemia de COVID-19 mantendo as instalações ativas e as atividades do Setor em pleno funcionamento, avançando para uma nova era de desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão a frente da equipe do Setor de Avicultura.

Fim do conteúdo da página