Curiosidades

Por que o óvulo da galinha é maior que o da vaca?

O óvulo da galinha é maior, pois, como se trata de uma ave possui gestação externa, ou seja, seus embriões se desenvolvem fora do corpo da progenitora (dentro dos ovos). Outrora, para que esses embriões se desenvolvam é necessário uma fonte de alimentação, sendo que o óvulo da galinha já vem com esse alimento, que é a popularmente conhecida gema do ovo. A vaca, como todo mamífero, possui gestação interna. O embrião se alimenta do corpo da mãe, através da placenta e por isso o óvulo só necessita ter o material genético para se unir ao espermatozoide masculino.


A origem da galinha é do continente asiático, mas precisamente da Índia.


O nome científico da galinha é Gallus bankiva ( também denominado Gallus Gallus).


A tíbia é o maior osso do esqueleto das aves, diferente dos mamíferos que é o fêmur.


Define-se a ave como um animal vertebrado, de sangue quente, coberto de penas e/ou plumas, ovíparo e com alto ritmo metabólico. Sua respiração vai de 40 a 50 vezes por minuto e o batimento cardíaco das aves é de 300 por minuto.


A galinha leva de 25 a 26 horas para formar um ovo, portanto é impossível uma galinha colocar mais do que um ovo por dia.


Após retirar os galos de junto das galinhas, as mesmas continuam colocando ovos com boa fertilidade por até 12 dias.


O ovo surgiu antes da galinha, pois os répteis já os produziam milênios antes das aves existirem (conforme teoria evolucionista).


Existem mais de 8.500 espécies de aves em todo o mundo.


 As galinhas necessitam dos galos para produzir ovos?

Não. A galinha por si, em função das características do seu sistema reprodutor, produz ovos sem necessitar que o galo a fecunde. Porém, para que pintos nasçam dos ovos é necessário, nesse caso, que o galo realize o processo de cópula, e assim fecunde e possibilite a formação do embrião nos ovos.

lateral

  • Lançamento do livro "Biotecnologias Aplicadas à Reprodução de Aves" +

    No dia 14 de novembro de 2018, durante o encerramento do XIII Encontro de Avicultura, ocorreu o lançamento do livro Read More
  • XIII Encontro de Avicultura é sucesso! +

    O evento reuniu cerca de 158 participantes entre estudantes de graduação e pós-graduação, produtores rurais, técnicos e comunidade em geral Read More
  • Alunas da Ufam são selecionadas para estágio no CNPSA (EMBRAPA) +

    No dia 06 de janeiro de 2018, as acadêmicas do Curso de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Read More
  • 1