Histórico

Em 1986, um grupo de professores do Departamento de Ciências Agrárias do Instituto de Ciências Biológicas, elaborou o projeto intitulado " Proposição para Produção de Gêneros Alimentícios para o Abastecimento do Restaurante Universitário", tendo como um dos subprojetos o segmento Avicultura, elaborado e coordenado pelo Prof. Frank George Guimarães Cruz. O aporte financeiro para sua construção foi através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação- FNDE do Ministério da Educação e do apoio do Magnífico Reitor Prof. Dr. Roberto dos Santos Vieira (in memoriun), que não mediu esforços para viabilizar esse projeto.

A determinação do local a ser escolhido para a implantação do projeto ocorreu em agosto de 1986. Logo em seguida, em setembro de 1987, iniciou-se à limpeza do terreno com a retirada da vegetação e a terraplanagem do local, tendo a construção do prédio administrativo, incubatório e galpões iniciada em outubro de 1986. Em outubro do ano seguinte ocorreu o término das obras, tendo em novembro de 1987 os galpões recebido seu primeiro lote de frangos de corte. Porém, o Setor de Avicultura da UFAM foi inaugurado definitivamente em 03 de junho de 1988, em solenidade que contou com a presença à época do Magnífico Reitor Prof. Dr. Roberto dos Santos Vieira (in memoriun).

A partir do ano de 1988, o setor iniciou de forma integral a utilização de suas instalações para a realização de trabalhos de pesquisa, pois, anteriormente, as pesquisas eram realizadas em diversos pontos distribuídos pela cidade de Manaus, todos sob orientação do Prof. Frank Cruz.

No ano de 1990, o Prof. Frank Cruz iniciou um trabalho de seleção e melhoramento genético visando a obtenção de aves destinadas a avicultura caipira na região Amazônica, obtendo no ano de 1991 as linhagens nominalmente batizadas de FC Cabocla I e FC Cabocla II, sendo a primeira destinada para carne (corte) e a segunda destinada para a produção de ovos. As aves, porém, apenas foram disponibilizadas a nível de mercado a partir de 1994. 

O Setor de Avicultura desde sua fundação sempre forneceu apoio institucional para alunos do curso de Agronomia, sendo responsável por fornecer suporte acadêmico através das disciplinas de Nutrição Animal e Produção de Monogástricos (segmento - avicultura), além de estágios e estrutura física e didática para o desenvolvimento de trabalhos a nível de campo, como: trabalhos de conclusão de curso, sendo também responsável por contribuir com a formação de diversos profissionais, alguns inclusive hoje professores da própria universidade.

Em 1992, o Setor recebeu seus primeiros discentes bolsistas de Iniciação Científica, sendo eles os acadêmicos do curso de agronomia: José Roberto Cesário Campos e Paulo César Machado Andrade, o segundo atualmente professor da FCA/UFAM. 

Além de pesquisas a nível de campo dentro de sua estrutura própria, o Setor de Avicultura, desde 1994 utiliza as linhagens avícolas alternativas desenvolvidas pelo Prof. Frank Cruz em projetos de extensão no interior do estado do Amazonas em parceria com orgãos públicos estaduais e municipais. Porém, apartir do ano de 1999, iniciou-se de fato trabalhos de maior intensividade com relação a extensão, no intuito de desenvolver a produção avícola em municípios menos favorecidos do Estado, sendo o primeiro destes projetos, o projeto intitulado "Galinha Caipira" no município de Coari/AM. 

No ano de 2001, o Prof. Frank Cruz novamente iniciou um trabalho de melhoramento genético das aves, obtendo assim a linhagem FC Cabocla III. A mais recente dentre todas as linhagens desenvolvidas no Setor, essa ave de coloração branca e com aptidão para carne (corte), foi disponibilizada no mercado a partir do ano de 2004.

A partir do ano de 2003, o Setor de Avicultura passou a contar também com a presença de acadêmicos do recém criado curso de Zootecnia em suas atividades. Os primeiros acadêmicos do curso de Zootecnia a serem discentes bolsistas de iniciação científica do setor foram: Ewerton Oliveira das Chagas e Leandro de Carvalho Maquiné. E os primeiros acadêmicos do curso de Zootecnia a realizarem seus trabalhos de conclusão de curso nas instalações do setor foram: Paulo Gil de Jesus Matos, Stanrlley Travessa Carioca e Saymon Cunha de Oliveira.

No ano de 2004 o Prof. Frank George Guimarães Cruz obteve seu título de doutorado com a tese: Efeito da Substituição do Milho pela Farinha da Apara da Mandioca (Manihot esculenta, Crantz) em Rações de Poedeiras Comerciais em Manaus, onde o experimento foi desenvolvido integralmente nas instalações do Setor de Avicultura, sendo a partir deste momento sua titulação: Prof. Dr. Frank George Guimarães Cruz.

Desde o ano de 2005 o setor conta com sua própria plataforma online sob o endereço: www.avimazon.ufam.edu.br, onde divulga seu trabalho para o grande público informatizado, disponibilizando diversas informações e imagens relacionadas ao setor e seus trabalhos de pesquisa e extensão.

Além disso, anualmente desde 2006 a equipe do Setor de Avicultura realiza um evento anual denominado Encontro de Avicultura, onde reúne em auditório técnicos, estudantes, profissionais da área e produtores para divulgar informações a cerca da Avicultura no Brasil e no Mundo visando atualizar seus conhecimentos, contando sempre com palestrantes capacitados tanto do Estado quanto de outras regiões do país.

Em 2015, houve a reestruturação das linhas de pesquisa do Setor de Avicultura da UFAM; a inauguração do Laboratório de Tecnologia Avícola, com suas instalações localizadas dentro da Central de Incubação do Setor de Avicultura/UFAM;  a comemoração pela realização da 10ª Edição do Encontro de Avicultura; e o lançamento da primeira edição da Revista Científica de Avicultura e Suinocultura, sendo esta editada e coordenada pela Equipe do Setor de Avicultura da UFAM.

Desmatamento da área que hoje encontra-se o Setor de Avicultura (1986) Terraplanagem da área que hoje encontra-se o Setor de Avicultura (1986) Construção do prédio administrativo e incubatório do Setor de Avicultura (1986) Construção dos galpões do Setor de Avicultura (1987)
03 de Junho de 1988- Inauguração do Setor de Avicultura Primeiro lote de frangos de corte - 1987 Primeiros exemplares das linhagens FC Cabocla I Aves alojadas no galpão experimental
Prof. Frank Cruz avaliando frangos em fase de recria Prof. Frank Cruz ministrando aula prática de avicultura para acadêmicos do curso de agronomia Acadêmicos do curso de agronomia durante aula prática de produção de monogástricos Prof. Frank Cruz ao lado da placa de entrada do Setor de Avicultura
Primeiros ensaios com manejo de patos Auxiliar de agropecuária Alcione Barrocas em manejo de incubatório Prof. Frank Cruz ministrando aula de classificação de ovos Prof. Dr. Frank Cruz e equipe de técnicos do Setor de Avicultura da UFAM
Equipe do Setor de Avicultura/UFAM atuando em projetos nas comunidades rurais do Estado do Amazonas em 2006 Prof. Dr. Frank Cruz e equipe do Setor de Avicultura da UFAM participando do Congresso Latino-americano de Avicultura em Porto Alegre-RS no ano de 2007 <span>Equipe do Setor de Avicultura/UFAM atuando em projetos nas comunidades rurais do Estado do Amazonas em 2010</span> Prof. Dr. Frank Cruz e acadêmico do curso de Zootecnia João Paulo Ferreira Rufino apresentando trabalhos durante a Conferência FACTA 2013
Primeiro experimento com patos em confinamento realizado nas instalações do Setor de Avicultura da UFAM Primeiros experimentos com avaliação andrológica e reprodutiva de galos Comemoração pela realização da 10ª edição do Encontro de Avicultura em 2015 Criação da linha de pesquisa com Inoculação In Ovo na Central de Incubação do Setor de Avicultura da UFAM
Prof. Dr. Frank Cruz ministrando aula prática para a 1ª Turma do Curso de Mestrado do PPGCAN/UFAM na fábrica de ração do Setor de Avicultura/UFAM Equipe do Setor de Avicultura participando da 53ª Reunião da SBZ em Gramado-RS 2016

lateral

  • Lançamento do livro "Formulação e Fabricação de Rações (Aves, Suínos e Peixes)" +

    Em atendimento a campanha "Vamos Publicar" da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFAM, foi publicada a obra "Formulação e Read More
  • Prof. Frank Cruz é homenageado! +

    Por ocasião da realização da IX Semana Acadêmica de Zootecnia e a comemoração dos 15 anos do Curso de Zootecnia Read More
  • Alunas da Ufam são selecionadas para estágio no CNPSA (EMBRAPA) +

    No dia 06 de janeiro de 2018, as acadêmicas do Curso de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Read More
  • 1